Sua agência de intercâmbio e turismo!

Estudar inglês ainda é a principal motivação de mais de 50% dos brasileiros que saem do País para fazer cursos no exterior, segundo dados da Pesquisada realizada em 2016 pela Belta Brazilian Educational & Language Travel Association.

Mas quando decide estudar esse idioma no exterior, a primeira pergunta que a pessoa precisa fazer a si mesma é: por que eu quero aprender inglês? A maioria das pessoas pensa que a resposta é óbvia e, portanto, não se questiona a esse respeito. Só que não é.


Os objetivos mudam dependendo da faixa etária do interessado, de como essa nova habilidade será aplicada em sua vida pessoal e/ou profissional, do nível prévio de conhecimento que ele tem da língua e da carreira que ele exerce ou irá exercer. E isso tem reflexos diretos no tipo de serviços que a pessoa vai precisar contratar para obter o melhor retorno de seu investimento.

Um adolescente que esteja no ensino médio pode precisar aprender os fundamentos gerais do idioma. Alguém da terceira idade pode querer aperfeiçoar o inglês para viajar mais ou exercer uma nova atividade ou hobby. Um médico, um advogado ou engenheiro atuar internacionalmente vai necessitar de um inglês técnico, apropriado e específico para sua área.

Serviços de consultoria
Primeiramente, para ajudar o cliente a avaliar os objetivos pessoais e profissionais que o estão impulsionando a buscar um curso de inglês no exterior e assim definir uma opção customizada. E, em segundo momento, porque as normas e regras que regem a estadia ou transferência para outro país são tão extensas e repletas de pormenores, que é praticamente impossível para alguém navegar sozinho por esse verdadeiro “mar de informações”, sem o apoio de uma consultoria: não são todas as agências de intercâmbio que oferecem um serviço tão detalhado de consultoria.

Agências com pacote completo
Não importa se a pessoa pretende ficar só um mês, dois meses ou seis meses no exterior, aperfeiçoando-se num novo idioma. As exigências quanto aos processos legais e burocráticos são as mesmas, envolvendo o tipo de visto a ser solicitado, as permissões e restrições, seguro de viagem, seguro-saúde, etc.

É preciso pesquisar para encontrar agências de intercâmbio com condições de oferecer um pacote completo de soluções, incluindo às vezes até mesmo a compra de passagens aéreas e seguro de viagem.

Isso garante que o cliente possa resolver todos os aspectos relativos ao intercâmbio num só lugar, com maior comodidade e segurança: visto, viagem, translado, seguros, acomodações, matrícula na escola e curso escolhido, acompanhamento didático e do desempenho escolar, validação dos diplomas e certificados e também opções complementares de passeios e turismo.

Acompanhamento integral
O trabalho de consultoria e acompanhamento não termina depois que o aluno embarca para o país de destino, para fazer o seu curso de inglês: um bom consultor de intercâmbio fica atento ao desempenho e ao bem-estar do aluno durante todo o curso e estadia. As pessoas reagem de maneiras diferentes a uma mudança tão drástica de ambiente. E nem sempre elas tomam a iniciativa de expor espontaneamente o problema ou situação que está incomodando.

Monitorar as condições de aprendizado e de permanência do estudante deve ser parte do trabalho da agência contratada, mesmo que o curso só dure um mês ou que a pessoa já seja um adulto.

Imersão no idioma e na cultura local
Os chamados cursos de imersão, em que a pessoa viaja para estudar, fazem grande diferença no aprendizado ou aperfeiçoamento de outro idioma, porque o aluno vivencia o uso da língua em todos os lugares e durante todo o tempo em que estiver em outro país, enquanto interage com os costumes e a cultura local.

Quando se trata de cursos de inglês, a Pesquisa Selo Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association) aponta que o Canadá é o país mais procurado pelos brasileiros, seguido pelos Estados Unidos.